segunda-feira, 29 de agosto de 2011

II ENCONTRO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE SANTA MARIA NO PARQUE RECREATIVO DO GAMA - PRAINHA

O grupo esteve nos dia 09 e 11 de agosto no II Encontro de Educação Ambiental de Santa Maria no Parque Recreativo do Gama - Prainha. O objetivo do evento foi de trazer alunos, professores e interessados para participarem de atividades diversas: palestra, exposição, oficina, teatro, trilha, cine e vivências que possibilitem a sensibilização para as questões relacionadas ao meio ambiente e ao compromisso pessoal com a preservação e conservação do Cerrado.



Além de agregar inúmeras informações importantes de cunho científico, cultural e social para as escolas - conhecendo os recursos das instituições participantes - estabeleçam parcerias e efetivem a Educação Ambiental nas respectivas escolas, fomentando o interesse pelo tema e os alunos e se sintam estimulados a promover mudanças significativas de valores e atitudes.










O parque recreativo do Gama - Prainha fica na DF 290, Km 06 - Saída sul do Gama. É um parque que se encontra em fase de recuperação depois de um longo período de abandono. Como faz parte da história o local  já foi um ambiente muito freqüentado por vários anos e por isso  foi escolhido para realizar o evento. 


Várias instituições foram convidadas e garantiram a participação como: o Museu do Zoo que expos os animais típicos do cerrado; IBAMA PREVFOGO com exposição e palestra sobre combate e prevenção ao fogo; Embrapa - Cerrados com as vitrines de insetos, sementes e maquetes agropecuárias, FURNAS para conservação de Energia; ADASA, ANA, Caesb para o controle e combate ao desperdício de água; IBRAM com Rodo-fauna e Projeto Fogo - apagou e preservação dos recursos hídricos da região; oficina de papel reciclado, DEMA e Polícia Militar Ambiental para a orientação contra crimes contra o meio ambiente e os contra os animais; Corpo de Bombeiros com orientações diversas sobre segurança e primeiro socorros; Planetário móvel para conscientização planetária; Escola da Natureza, Jardim Botânico de Brasília, SLU com a peça teatral sobre coleta seletiva e o meio ambiente; EMATER; com horta escolar agroecológica; Instituto Aquanautas; Movimento Planeta Verde; Fazenda Malunga com Expresso Orgânico; CEMPRE, AMBEV, Junior Achievemente, Renctas, e Tetra Pak com orientações sobre a reciclagem e reaproveitamento de resíduos; WWF e várias ONGs que contribuíram para os movimentos pró meio-ambiente.

O LANÇAMENTO DO LIVRO INFANTIL: ANA FOLHA E A TURMA DO LIXÃO: “VAMOS PRESERVAR NOSSAS FLORESTAS”

No dia 27 de abril de 2011,o grupo esteve na Escola Centro Educacional Batista de Taguatinga, a dramatizarem sobre a importância da NATUREZA. O personagem da peça: SUJÃO demonstrou sentir bastante descaso pela "mãe natureza", a qual com muito amor, delicadeza, perseverança, ética e cidadania soube convencê-lo de seus atrevimentos e hábitos ruins!..e o restante da galerinha também cooperou... E os alunos da professora LUCIANA e da Sheila, puderam ouvir atentadamente o que os personagens transmitiram para eles :amor e educação ambiental...extremamente necessários para o contexto escolar e, claro para todos os espaços de convivência humana que existem no planeta Terra.
 E no dia 16 de setembro Luciana Alves vai lançar o livro infantil, que tem por tema: Ana Folha e a Turma do Lixão: “Vamos preservar nossas florestas”, tem por objetivo disseminar a importância das florestas para as séries iniciais. Na oportunidade, será destacado o Ano Internacional das Florestas/2011, como evento mobilizador para a divulgação da temática e os Defensores do Planeta confirmou á presença. no horário de 18:30, na Escola da Natureza de Brasília – realização do Sarau Cultural.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

QUASE PARANDO...




O grupo deu uma pequena parada e não deu para cumprir a agenda de julho e agosto, os nossos bonecos estavam muito danificados devido o grande número de apresentações, os microfones e a mesa de som que são de baixa qualidade não funcionam. Nas duas últimas apresentações só conseguimos dar prosseguimento ao trabalho com a ajuda e suporte das escolas, caso contrário teríamos voltado sem fazer as apresentações por falha nos equipamentos há um desgaste muito grande nos membros do grupo surgindo problemas de desânimo, desgastes físico e mental, problema na voz; pois os microfones não funcionam e falham bastante e assim havendo um esforço maior na voz. Nos últimos dias a empresa CRIAR E ANIMAR de Airton Masciano do Setor Central Gama DF arrumou os dois bonecos do grupo mais critico e só assim podemos apresentar no II Encontro de Educação Ambiental da DRE de Santa Maria. Decidimos continuar apresentando precariamente se a escola tiver suporte de mesa de som e microfones. Foi feita uma solicitação para o SLU, mas são muitas burocracias. Se você quiser ajudar o grupo entre em contatos com o grupo. Está muito difícil de continuar, sinceramente...