quarta-feira, 5 de junho de 2013

SLU - Dia do Gari e lembrado na Câmara Legislativa do DF.































O plenário da Câmara Legislativa do Distrito Federal foi ocupado nesta segunda-feira (20) por dezenas de trabalhadores que atuam na limpeza da cidade. Eles foram homenageados pelo Dia do Gari. A sessão solene para comemorar a data foi proposta pelo deputado Raad Massouh (PPL). O parlamentar parabenizou os trabalhadores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) e de empresas terceirizadas e ressaltou a importância da atividade.
O gari Francisco de Assis Silva, 61 anos, representou seus colegas, e agradeceu pelo reconhecimento do Legislativo local ao trabalho da categoria Já o diretor do SLU, Gastão José de Oliveira Ramos, afirmou que a cidade está cada vez mais limpa, resultado do trabalho diário de seis mil garis. Ele destacou a série de reportagens "DF mais limpo", produzida e exibida pela TV Globo para mostrar à população a atividade desses profissionais. Na opinião dele, o maior problema enfrentado pelo setor ainda é a falta de conscientização ambiental da população.
O assessor da empresa Sustentare, Adolfo Ribeiro, elogiou a iniciativa da solenidade e assinalou que Brasília está à frente das demais cidades na valorização destes profissionais. Segundo ele, homenagens aos garis ou mesmo o reconhecimento do trabalho realizado por eles é uma raridade nos municípios brasileiros. Para o presidente da empresa Valor Ambiental, Dieter Ikeda, o Dia do Gari também deve ser aproveitado para que sejam propagadas mensagens que enalteçam e esclareçam o trabalho desenvolvido pelos profissionais da limpeza pública no dia a dia.
A sessão foi animada pelas marionetes do Grupo de Teatro Defensores do Planeta do SLU, que se apresenta nas escolas do DF desde 1996. Por meio dos bonecos, são transmitidas ao público mensagens sobre reciclagem e preservação da natureza. Após a apresentação, o deputado Raad, acompanhado por garis, simbolicamente, recolheu o lixo espalhado pelos bonecos no plenário, separando os objetos conforme a sua composição.

Ao final da solenidade, vários garis receberam moções de louvor da Câmara Legislativa. O vice-presidente da Câmara, deputado Agaciel Maia (PTC), também participou da homenagem. Ele exaltou a importância da categoria e elogiou o trabalho dos garis do DF.

Nenhum comentário: